top of page

NOTÍCIAS

ÍNDICE DA EXPORTAÇÃO DE MADEIRA É O MELHOR DESDE 2008


Na contramão da crise econômica brasileira, os produtores de madeira e seus derivados comemoram um 2015 próspero. Segundo a associação IBA (Indústria Brasileira da Madeira), todo o setor de árvores plantadas foi favorecido. As exportações registraram alta em celulose, paineis de madeira e papel. O que promoveu esse crescimento foi, principalmente, a desvalorização cambial.

Em Santa Catarina, o maior aumento foi no setor moveleiro, com 15% em relação à 2014. Diante do baixo consumo nacional da madeira, os produtores tiveram que se preparar para conquistar outros mercados. Para atender os consumidores externos, as empresas de móveis tiveram que investir na qualidade. Com design mais elaborado e o uso de madeira maciça, o setor moveleiro conquistou, por exemplo, os consumidores norte americanos. A Europa também aqueceu a exportação de móveis em Santa Catarina.

Porém, a presidente executiva do Ibá, Elizabeth de Carvalhaes afirma que 2016 ainda será um ano de desafios, "As previsões devem ser cautelosas, pois ainda não há um quadro claro sobre as medidas de estímulo à economia que serão anunciadas pelo Governo".

(Fonte: Ibá e FIESC)


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page